little world of bonsai

Entusiasta de bonsai desde os 10 anos de idade (acho que é isso... nem lembro mais), eu nessa semana dei um passo importante, resultado de muita paciência ao longo dos últimos anos. Afinal, bonsai é sinônimo de paciência.
Fiz uma estante nova para colocar minhas mudas mais apresentáveis; a maioria ainda não é de bonsais formados, mas já levam jeito.

À apresentação de alguns integrantes:
Resedá, Lagerstroemia indica. Coletado há 6 anos, deve ter mais de 10 de idade. Está sem folhas agora devido ao inverno. Gosto muito dele nesse estado desfolhado. Quero ver se ele floresce esse ano, mas acho difícil, porque ainda estou trabalhando na ramificação. Assim, corto demasiado as pontas e não chega a florescer.

Olmo chinês, Ulmus parvifolia. Muda comprada em viveiro, 4 anos. Cresceu ferozmente por um ano em solo livre e agora, com o tronco espesso, pretendo criar a copa compacta. A escultura ali atrás em pedra de areia eu fiz na época do colégio, baseado em um quadro de Tarsila do Amaral.
Hera inglesa, Hedera helix. Muda comprada em viveiro, 7 anos.

Figueira, Ficus benjamina. Não sei como insiste em continuar viva, de tanto que já mexi nela.
O musgo:
A suculenta mais micro que eu conheço:

E tem mais, mas não tive tempo de trabalhar ainda as outras coisas. Tenho que esperar os bordos japoneses perderem completamente suas folhas ainda. Dá medo esse calor fora de época, que já fez meu liquidambar brotar no meio do inverno... Acho que vou logo transplantar meus ciprestes-do-pântano antes que desandem a brotar também!

2 comentários:

  1. Figueira é imortal! Também tenho uma há uns 3 anos que não desiste... Ótima para quem gosta de ficar mexendo o tempo inteiro ^_^

    ResponderExcluir
  2. ai que lindo :) e como tu é prendado ^^

    ResponderExcluir