Sendo bem didático sobre arborização urbana, tudo com fotos:
Pingo de ouro (Duranta repens aurea), ninguém merece. Na minha opinião, a planta mais feia que existe. Em topiaria, cresce tão rápido que dá pra podar a cada 2 dias. Ficaria feliz se uma forte geada num inverno desses matasse todas existentes aqui em terras gaúchas.
Quem é que passa nessa calçada, hein?
Sobre como NÃO podar uma árvore: coitado desse jacarandá (Jacaranda mimosifolia).
Absolutamente NUNCA se poda um tronco desse jeito, cortando os galhos horizontalmente a uma certa altura. Essa pobre árvore fica ali, ano após ano tentando se recuperar de uma poda drástica, a custo de que? Prefiro que a cortem no chão que fazer isso com ela. Essa é a poda mais comumente praticada, e cidades inteiras fazem isso deliberadamente pra que a árvore "venha mais bonita", ou pra evitar "sujeira na calçada" (e ainda acham que estão fazendo certo…). Privando-nos, muitas vezes, do espetáculo da coloração outonal como nesses resedás (Lagerstroemia indica)
ou nesses plátanos (Platanus hybrida).
Árvore bonita é árvore NÃO podada, ou no máximo uma poda pra deixar livre a visão abaixo da copa, fazendo seleção dos galhos líderes e eliminando galhos laterais baixos.
Agora, se estiver sob fios de eletrificação, ou que se opte por uma planta de porte menor (como resedá), que dificilmente vai alcançar os fios de luz sem mesmo necessitar de podas; ou que se opte por uma poda do tipo V, deixando galhos crescerem para cada lado dos fios, como nesses álamos (Populus alba). Aliás, não plante álamos na calçada pois eles têm raízes superficiais muito fortes.
Pra essa sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides), antes tarde do que nunca pra começar a poda em V. O coitado do ipê amarelo (Tabebuia alba) em frente não teve a mesma chance.
Enquanto isso, as últimas árvores de bela sombra e de grande porte (Ligustros) da avenida Júlio de Castilhos em Estrela são assassinadas pra construção de um prédio… Ê! E porque não plantar coqueirinho, a espelho da prefeita Carmem da vizinha Lajeado? Quando começarem a cair folhas e coquinhos na cabeça e nos carros dos ilustres cidadãos, já sabemos quem é que vai pro brejo de novo…
Nenhum comentário:
Postar um comentário