cupressus sempervirens

Andei observando um cipreste italiano bem bonito aqui perto de casa, que identifiquei como Cupressus sempervirens selvagem — não o cipreste vela (fastigiate tipo stricta), mais comumente visto, mas o que cresce nas montanhas do Chipre, Grécia e Turquia, com galhos pendentes:


Minha tentativa de propagação começa e vamos ver no que vai dar. Algumas fontes indicam que o fim do verão/início do outono é a época certa para estaquia de ciprestes.
Coleta de estacas de pontas de ramos, tipo semi-lenhosas (semi-hardwood):


Limpeza da parte inferior das estacas:


Pequena incisão para expor camadas interiores, o que deve induzir enraizamento:


Hormônio enraizante em pó, após passar a base das estacas na água (auxinas AIB):


E colocados em buracos em vasos com uma mistura de vermiculita, areia e casca de pinus, para aumentar a acidez. Estou testando também com terra misturada com casca de pinus. Não pode enfiar a estaca, mas sim colocar com cuidado em um buraco previamente feito.


Coloquei-os na sombra, envoltos por um saco plástico transparente, para manter a umidade alta. Uma vez por dia se deixa arejar por meia hora, para evitar fungos. Quando possível, borrifar água... o que lembro de fazer umas duas vezes por dia.
Agora é cuidar e esperar.

3 comentários:

  1. Amigo, como foi tua experiencia com a muda de cipreste? Agradeço teu gentil comentario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, infelizmente não muito boa. 50% formou o calus, o início do enraizamento, mas como me mudei de cidade não pude continuar cuidando. Por falta de arejamento pegaram fungos. Demorou também 3 meses até formar o calus. Acho que alporquia seria mais próprio... Abraço

      Excluir