werbung

Ótima coleção de propagandas de antigamente, antes da chegada de certas censuras — politicamente incorretas, diga-se de passagem.
Retirados de um artigo da Spiegel.























telemarketing

— Alô, por gentileza a Marisa?
— Ela não se encontra. Quem deseja?
— Somos do departamento de (não lembro) do banco Santander. Qual seria o melhor horário pra falar com ela?
— É pra oferecer conta no Santander?
— Sim, é ...
— ... então NUNCA é o melhor horário pra ligar pra ela.
— Como?
— Ela NÃO quer uma conta no Santander.
— tu tu tu tu tu tu tu ...

Nunca tinha me livrado de uma ligação de telemarketing tão rápido, é a primeira vez que consegui fazer a vendedora desligar na minha cara.
E o pior é que, daqui a um mês, eles vão ligar de novo.

esperando o thiltapes

Vai rolar em Colinas:


Já a minha visão de tiltaps é a seguinte: http://www.gutafotos.com/ongoing/tiltaps/

50 milhões emigrando?

No ano de 2005, a Universidade das Nações Unidas e a Unep (programas de meio ambiente) tiveram a brilhante ideia de anunciar que, devido às tragédias naturais decorrentes das mudanças climáticas, entre 50 e 250 milhões de pessoas estariam emigrando até o ano de 2010.
Pelo contrário, o que se observou realmente foi um aumento da população nas declaradas zonas de risco.
Questionada pela Spiegel sobre a previsão, a Unep tem a audácia de dizer: "isso não é previsão da Unep". E apagou, da noite para o dia, o site com os resultados do prognóstico.
Segundo o artigo da Spiegel, o estudo simplificou demasiadamente o método de cálculo. Afirmou que regiões seriam atingidas por cheias e que a população emigraria em massa por essa razão. Mas tomemos como exemplo o Japão — onde a catástrofe nem foi causada por mudança climática. As zonas destruídas estão sendo reconstruídas e repovoadas, mesmo com a evidência de que se trata de regiões de risco que isso ocorra novamente.
Assim como em regiões de escassez de água, como o Saara, ou a capital do Yemen (Sanaa), as ilhas de baixa altitude no Pacífico, como Tuvalu, tiveram aumento de população. E, só para contrariar ainda mais, um estudo ainda afirmou que o aumento do nível das águas dos oceanos faz com que ilhas como Tuvalu, cercadas de corais, aumentem de tamanho, ao invés de "afundar" no mar.
Conclusão? Bem, em muitos estudos científicos, cada um chega à conclusão que já tinha em mente. Como queríamos demonstrar.

community sense

Esse belo vídeo de escalada não foca na técnica dos movimentos, mas no belo senso de comunidade e amizade que surge dentro da escalada. Até as agarras, reconhecidas individualmente por seus nomes, fazem parte do grupo!

wasser

Pequenas novidades:
Criei a página de fotografia no facebook, Guta Fotos, que facilita acompanhar novos ensaios fotográficos.
Falando em ensaio, a segunda novidade é a sessão de fotos abaixo d'água numa fria piscina:


cupressus sempervirens

Andei observando um cipreste italiano bem bonito aqui perto de casa, que identifiquei como Cupressus sempervirens selvagem — não o cipreste vela (fastigiate tipo stricta), mais comumente visto, mas o que cresce nas montanhas do Chipre, Grécia e Turquia, com galhos pendentes:


Minha tentativa de propagação começa e vamos ver no que vai dar. Algumas fontes indicam que o fim do verão/início do outono é a época certa para estaquia de ciprestes.
Coleta de estacas de pontas de ramos, tipo semi-lenhosas (semi-hardwood):


Limpeza da parte inferior das estacas:


Pequena incisão para expor camadas interiores, o que deve induzir enraizamento:


Hormônio enraizante em pó, após passar a base das estacas na água (auxinas AIB):


E colocados em buracos em vasos com uma mistura de vermiculita, areia e casca de pinus, para aumentar a acidez. Estou testando também com terra misturada com casca de pinus. Não pode enfiar a estaca, mas sim colocar com cuidado em um buraco previamente feito.


Coloquei-os na sombra, envoltos por um saco plástico transparente, para manter a umidade alta. Uma vez por dia se deixa arejar por meia hora, para evitar fungos. Quando possível, borrifar água... o que lembro de fazer umas duas vezes por dia.
Agora é cuidar e esperar.

cryptomeria

Em um bosque de criptomérias no Japão, veja a beleza desse vídeo. Se as notas musicais foram incluidas digitalmente ou não, é incerto... mas não me importo.

café do mercado

Além da erva-mate e da granola que eu compro no Mercado Público de Porto Alegre, surge mais uma iguaria, o Café do Mercado.
Moído na hora — sai quente do moedor até —, ele é extremamente aromático.
Diversos tipos de café estão disponíveis, variando de R$ 11 a 16 (pelos gourmets) por 500g do grão moído. Dessa vez testei o tradicional "da casa".


Em forma de espresso, já é bom, meio amadeirado. Mas é como capuccino que eu mais gostei dele. Parece que o leite traz à tona sabores escondidos.



relax

Depois de chegar em casa estressado, fica a dica: um café forte, banana, granola, 20min de remo intenso (ou até pingar de suor), 15min com umas asanas invertidas de yoga, uma laranja, banho quente, banho gelado, e uma taça de um bom vinho.
E boa noite.