goretex, polartec, titanium, triclimate, e a puta que o pariu.

Uma reportagem do periódico britânico The Guardian (veja aqui) me instigou.
A visão dele é mais de um designer do que de um esportista, mas ele falou é muitas verdades. Chegando na Patagônia logo se nota que a maioria massiva de jovens turistas — europeus, americanos... enfim, de países ricos — está equipada até os dentes com roupas e calçados ultra-hiper-tecnológicos. Aliás, não só os jovens, mas também os velhinhos americanos com baitas máquinas fotográficas que não sabem usar, fazendo um tour de ônibus com a patroa.
O clima da Patagônia é realmente imprevisível, com rajadas de vento gelado e neve seguidos por um vento quente sabe-se lá daonde. As roupas parecem verdadeiras armaduras. North Face, Jack Wolfskin, Patagonia, alemães com Deuter, franceses com Quechua e Solomon e um ou outro brasileiro usando Trilhas e Rumos e Curtlo.
Agora, antigamente, era um pouco diferente. Ernest Shackleton voltou do polo sul com roupas feitas em casa. Edmund Hillary subiu o Everest com um tecido simples de algodão impermeabilizado. Hoje, qualquer amador está melhor equipado. Parece que o mundo das marcas comprou nossa ideia de estar bem equipados, mas quem realmente parece "cool" é aquele gaúcho vaqueiro com suas tralhas de couro e lã.
Há que se admitir que o GoreTex é realmente bom. E que os fleeces esquentam bem e são leves (quem diria, eles são feitos de garrafas plásticas recicladas).
E o autor do artigo acaba com uma ironia:
"Aqui estou na frente de uma montanha pra escalar. Tenho uma indumentária técnica dos pés à cabeça. Eu não fiz nenhum exercício físico nos últimos dois anos mas, tecnicamente, eu estou pronto."

E, puxando umas fotos do passado:

fazendo cara de mal-humor
olha a organização da mochila...
a toca era de lã normal mesmo. mochila melhor já.
um pouco difícil de pular aqui
não era nem um pouco impermeável (made in brazil)

2 comentários:

  1. Oi Guta!
    Está viajando já? O que foi aprontar aí?
    Por aqui eu feliz da vida com minha bike nova, caloi 21v, nada demais, mas já arranjei trip e treino, na próxima vou fazer vcs me levarem. E qdo voltas? venho sempre por aqui ver tuas novidades e morro de rir com seu twitter :) bJo

    ResponderExcluir
  2. Pura verdade essa história de roupas tecnológicas.
    Fico cheia de dúvidas com isso..o que será melhor vestir? E os preços então....nossa!!!!
    Bacana as fotos!
    Vai passar o Natal na europa? Legal! Muuitaaaa neve!!!! Tudo de bom prá você!

    ResponderExcluir