wollemia pine

Sendo de certa forma um geek de espécies vegetais, nada mais natural que querer aquelas mais raras de se encontrar no local em que se está.
Tenho uma lista enorme de espécies que eu quero encontrar e plantar lá no meu sítio, junto às araucárias que estou plantando. Algumas eu mando vir de semente do exterior, mas outras são indisponíveis. Então que nessa semana eu esbarrei nessa aqui, que definitivamente entrou na minha lista: o pinheiro de Wollemia (Wollemia nobilis). Descoberto apenas em 1994 por um escalador (David Noble) com conhecimentos de botânica na Austrália, ele não é um verdadeiro pinheiro, mas sim está na família das araucárias. A árvore atinge 40m de altura, bastante estreita. É endêmica de um local muito específico, um cânion na região das Blue Mountains, onde chegou a haver apenas 40 exemplares da espécie. Elas não possuem qualquer diferença genética, são todos clones, o que é bastante incomum na natureza. Todos pinheiros de Wollemia no mundo são, portanto, geneticamente idênticos.
Anos depois da descoberta, começou um programa da Austrália para espalhar a espécie pelo mundo, preservando-a. Sendo de uma região de clima quase idêntico ao nosso no sul do Brasil, ela se adaptaria muito bem por aqui. Além disso, cresce rápido, mais de 50cm por ano, e se dá bem tanto na sombra quanto no sol pleno.
A reprodução se dá facilmente por estaquia. Se alguém quiser me passar um galhinho ou contrabandear de algum jardim botânico desse mundo, me avisa.

http://www.flickr.com/photos/misschicken/283445272/

2 comentários:

  1. Que lindo....e já vem enfeitado como se tivesse bolinhas de Natal nas pontas dos galhos!Lindo mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Muito massa seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir