keeping track

Há dias não dou notícias do meu viveiro de plantas, mas estou postando pra "dar explicações". Paciência de monge budista japonês é necessária ao lidar com elas...
Quanto às paperwhites (Narcissus tazetta), essas deram uma folhagem muito bonita, mas nada de flores, como eu já esperava. Certamente não tiveram uma boa temporada no ano passado, quando deviam ter armazenado a energia para a floração desse ano. Mas nesse ano sim, terra boa, adubo e sol são o Toddynho delas. Agora paciência de um ano até o fim do próximo inverno.

Paperwhite, vão ter que esperar mais um ano...
Das sementes que importei por correio, a Larix decidua já germinou (bem, duas, por enquanto). Ficaram um mês na geladeira pra simular um inverno (assim como estão ainda várias sementes...). Vai ser curioso como essa planta vai se adaptar no verão subtropical, sendo que ela vem das montanhas da Europa. Tem gente que cultiva ela no sul da Austrália, então uma certa tolerância a calor ela deve ter!

Larix decidua
Tive sucesso na alporquia (leia no wiki) do liquidâmbar (Liquidambar styraciflua) em questão de 2 meses, o que me surpreendeu positivamente. Agora estou aplicando a técnica ainda no carvalho europeu (Quercus robur) e na glicínia (Wisteria chinensis) pra bonsai em curto tempo. Eu uso um vaso normal de plástico cortado em um dos lados para fazer isso, assim não mexo na terra no momento de retirar o alporque, aumentando as chances da planta sobreviver.

Alporquia de Liquidambar styraciflua
Alporque já pronto do Liquidambar
E os bordos japoneses (Acer palmatum) que plantei de sementes há pouco mais de 4 anos estão saudáveis e até já estão sendo usados no jardim e para bonsai. Sem ter custado o olho da cara como essa espécie costuma custar. Agora vou trabalhar na ramificação e, se estiver saudável, fazer a desfolha daqui a um mês.

Acer palmatum - sim, as folhas parecem Canabis

Nenhum comentário:

Postar um comentário