alexander huber

A revista alemã Der Spiegel entrevistou o escalador Alexander Huber (41 anos de idade), resultando em uma bela reportagem. Ele é praticante de free solo, um estilo de escalada onde não se usa corda ou qualquer outra proteção. Traduzi alguns trechos interessantes e coloco a tradução aqui: (extraído de Der Spiegel)

Spiegel: Há fotos de ti a centenas de metros de altura em meio a uma falésia gigante, íngreme e lisa. Não há segurança, nem corda, que pudessem evitar uma queda. O que passa na tua cabeça?
Huber: De preferência nada. Todos pensamentos, todos medos, as preocupações são para os dias anteriores à escalada. Quando eu escalo, reduzo meu mundo aos poucos centímetros quadrados da próxima agarra.

Spiegel: Como se supera o medo?
Huber: Aí que entra a experiência. Eu só comecei com free solos aos 30 anos de idade. Com a idade, a força mental e a técnica ficam mais fortes. Eu comecei com paredes de 6 metros de altura sem corda, e então fui subindo de nível e em paredes maiores. Hoje eu sei, quais movimentos na parede são perigosos e quais não são. A preparação é meticulosa. Cada parede que quero escalar em free solo, eu conheço previamente como se eu estivesse entrevistando um futuro colega de apartamento: escalo com um parceiro e com corda, até que eu esteja convencido de que tenho controle total. Isso treina minha capacidade de auto-conhecer meu nível. Ao fim do processo, sei quão difícil é a tarefa e o quanto eu cresci com ela.

Spiegel: Tu és viciado.
Huber: Um pouco.

Spiegel: Quanto tempo ainda poderás escalar em free solo?
Huber: Depende da força mental, e essa não decai tão rápido como a força física. Eu tenho o sonho de trazer escalada em free solo para lugares em que ninguém ainda tentou isso. Isso deve ser nas grandes paredes das grandes montanhas desse mundo.

Spiegel: No outono, vais ser pai. Consideras parar com a escalada de alto risco em free solo depois do nascimento do filho?
Huber: Como assim? Eu amo a vida. Essa motivação para mim é muito grande. Eu não preciso pensar que, devido ao meu filho, quero continuar vivendo, pois isso eu quero de qualquer maneira.

 
Crédito das fotos: Huberbuam.de

2 comentários:

  1. ...vertigem... vou tomar um dramin

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Esse povo da escalada solo em livre é muiiiito corajoso!!!!!! Maravilha de imagens!!!

    ResponderExcluir