salinas moche

Gravei essas cenas há mais de um ano, mas resolvi tirar do baú e editei nesse vídeo.


Salinas Moche from gustavo dienstmann on Vimeo.

As Salinas Moche ficam a umas 2h de ônibus de Arequipa, no Peru. Bem, issso depende do ônibus, da estrada, de quando é que o ônibus lota... enfim, sabe como é ônibus no Peru, quase um pouquinho melhor que na Bolívia, ao menos.
Com o colega de faculdade Lionel, desembarquei em Moche. O local tem um pequeno restaurante que nos forneceu carne de lhama, batata e arroz de janta e almoço. A altitude no local é de mais de 4.300m acima do nível do mar. Faz muito frio, principalmente à noite. Não tem árvores, é tudo seco. Uma paisagem muito diferente e de acesso fácil até. Há tours que levam pra lá, mas legal mesmo é ir por conta... Nunca gostei de tours.
Respirar era difícil, só com muito chá de coca mesmo pra não ficar com dor de cabeça. Pular pra fazer as fotos então... Esse salar está 700m mais alto que o de Uyuni, na Bolívia, que a maioria dos turistas visita, mas é bem menor. Dá pra ver a fumaça dos vulcões que circundam o lago, alguns com mais de 6.000m. Não tem estrutura alguma de albergue, mas conseguimos um abrigo (gelado) com um morador local.
Fica a dica pra quem curte um local "fora da rota" dos turistas.

Um comentário: